Lista de convidados
Festa de Casamento

Como montar a lista de convidados do casamento

Uma das tarefas mais difíceis para alguns noivos é a hora de montar a lista de convidados e a preocupação em não gerar um mal-estar entre parentes, colegas de trabalho, amigos e conhecidos. No entanto, sabendo que cada convidado custa caro, muitas vezes não há outra alternativa além de cortar algumas pessoas.

Antes de tudo, é importante saber que geralmente em grandes festas, como casamento, cerca de 20 a 30% dos convidados não vão, então isso significa que você pode criar uma lista com 100 pessoas, por exemplo, fechar com a casa de festas o pagamento de 80 convidados. 

Outro ponto a ser considerado na hora de montar a lista de convidados é a origem dos noivos, os locais onde criaram laços e o local onde desejam celebrar a união. Na nossa lista, por exemplo, temos na nossa lista de convidados pessoas que moram no Havaí, Suíça, Espanha, Nova Zelândia, entre outros países, além de eu trabalhar em uma cidade diferente da cidade onde será a cerimônia.  Se o casamento ocorrer em uma cidade diferente daquela onde a maioria dos convidados mora, o percentual de faltosos provavelmente será maior. Logo, não se preocupe se a mas sua lista de convidados está um pouco maior do que esperado, porque talvez depois isso não seja um problema.

No meu caso a minha família é muito grande, o que faria com que eu tivesse que fazer um casamento grandioso se eu fosse convidar todo mundo. No entanto, a verdade é que apesar de ser numerosa, são poucas as pessoas com quem tenho contato no cotidiano. E antes de estar fazendo uma festa para os outros, estou planejando uma festa para mim e para o meu namorado, então limitar o orçamento é uma necessidade muito maior do que fazer “média” com todo mundo. 

Eu penso também que o importante nessa celebração é nos cercarmos de pessoas que realmente ficaram felizes ao longo do nosso namoro e diante das nossas conquistas. E, sempre tem aquela “amiga” ou “amigo” que no início do namoro parece tentar jogar um balde de água fria na relação, né? Essas pessoas – obviamente – foram automaticamente cortadas da nossa lista de convidados, mesmo que anteriormente fossem pessoas próximas.

Por aqui, especificamente, a preocupação com o tamanho da lista também surge pois decidimos realizar o nosso casamento no Cristo Redentor, fazendo com que tenhamos também um custo por cada convidado que terá acesso ao Cristo, já que teremos que arcar com o deslocamento de todos até o topo do Corcovado.

Pelos meus cálculos cada pessoa no meu casamento – incluindo valores de cerimônia, festa e todos os custos extras –  irá custar entre R$ 1.250,00 e R$ 1.875,00, então com esses valores (absurdos) em mente eu sempre me pergunto: “a presença dessa pessoa vale isso?”, e acreditem, dessa maneira fica muito mais fácil cortar pessoas da lista sem nem pestanejar. 

 

Como definir quem entrará na sua lista de convidados?

Para quem encontra dificuldades na hora decidir, meu conselho é criar uma ordem de prioridades através de algumas perguntas:

  1. Essa pessoa já casou? Se sim, me convidou?
  2. Essa pessoa demonstra felicidade com o meu relacionamento?
  3. Eu lido com essa pessoa diariamente?
  4. Qual foi a última vez que eu tive contato?
  5. Essa pessoa foi muito importante pra mim em alguma etapa da minha vida?

Respondendo as perguntas acima, por aqui ao menos, não estamos tendo muitas dificuldades em limitar o número pessoas na nossa lista de convidados. Eu e meu namorado nos esforçamos tanto, trabalhamos, estudamos, para conseguir realizar o nosso casamento, então não faria sentido algum incluirmos pessoas que não agregam em nossa relação para estarem conosco celebrando esse dia.

Por fim, deixo também a dica de verificar as políticas de pagamento para crianças. Se o seu caso for como o meu, de se casar um pouco mais velha, você descobre enquanto faz a lista de convidados que a festa de casamento será quase uma festa infantil de tantos filhos de amigos que existem, e cada local tendo a sua regra nesse caso, a diferença de valores finais pode ser considerável.

Quem quiser também, vi no blog Lápis de Noiva um material para auxiliar na hora de montar a lista de convidados.

One thought on “Como montar a lista de convidados do casamento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *