vestido de noiva
Casamento Vestido de Noiva

Comprando o vestido de noiva da China

A sensação que tenho é que quando se associa qualquer produto ou serviço à palavra “casamento”, eles se tornam automaticamente 200 vezes mais caros, incluindo o vestido de noiva. Com isso, na hora que eu e meu namorado começamos a falar em nos casarmos, uma das minhas principais preocupações foi o custo que isso iria ter. Eu sou conhecida como a mão de vaca da relação, então estou sempre tentando economizar nos detalhes ,e especialmente por termos decidido nos casar no Cristo Redentor, todos os outros custos estão precisando ser enxugados para equilibrar.

Dentre todas as etapas e aquisições que devemos fazer quando pretendemos nos casar e festejar o feito, o valor gasto no vestido de noiva ao meu ver é o mais inútil de todos. Eu sei, nem pareço ter cursado moda para vir com esse discurso, mas geralmente um vestido que custa em torno de 5 mil reais, chegando até 30 ou 40 mil reais dependendo de quem assina, só é usado UMA vez. Vocês também não acham isso um absurdo?!

Ao contrário do que tentam fazer com que você acredite, quando noiva, um casamento não é um investimento. Investimento é aplicar na bolsa, é comprar apartamentos, é até deixar seu dinheiro parado rendendo 210% da CDI no PicPay, mas casamento – por mais sentimentalismo que exista no ato – é perder dinheiro. No entanto, como não somos só razão e somos também emoção, o ideal é reduzir a perda de dinheiro ao tentar realizar esse sonho.

Quero muitas coisas grandiosas (e caras) no meu casamento, mas definitivamente, um vestido que usarei uma única vez não é uma delas. Por isso, depois de algumas experiências com compras cotidianas em sites como Shein e Aliexpress, decidi que meu vestido de noiva não iria custar mais que mil reais e, que para conseguir isso, só me restava recorrer aos sites chineses. 

Vocês sabem que muitas das lojas de aluguel de vestidos de noivas no Brasil, assim como diversas marcas alternativas de roupas que fazem sucesso hoje no Instagram, trazem seus produtos da China, certo? Então não se iludam achando que algo produzido na China é sinônimo de má qualidade. Inclusive boa parte da minha turma no Master em Moda que cursei em Milão, na Politecnico do Milano, era composta por chineses. 

Também não achem que exploração de mão de obra e falsificação acontece somente na China, ao ponto de associar tudo que venha de lá a isso. No Brasil já foi constatada a associação de quase 40 marcas ao trabalho escravo, medidas preconceituosas e plágio, entre elas: Animale, Farm, Foxton, Amissima, M.Officer, Le Lis Blanc, Bo-Bô, Hope, Maria Filó, Loja Três, Lojas Americanas, entre outras.

Analisando todos esses pontos e as experiências positivas que tive com a Shein e o Aliexpress até hoje, e a negativa que tive com a JJsHouse, a minha decisão final foi de encomendar o meu vestido no Aliexpress. Ainda tentei cogitar a JJsHouse também, mas nunca recebi uma amostra de tecidos para o vestido de noiva que comprei. Pelo Aliexpress eu fiz a compra do vestido de noiva com muita antecedência em relação ao meu casamento, para caso o produto entregue não esteja de acordo com o que eu espero, eu possa recorrer a outra alternativa. 

 

A Experiência com o Vestido de Noiva do Aliexpress

Fiz a compra de um primeiro vestido, recebi o mesmo no prazo certo, mas ele não era exatamente como a foto. Seus detalhes eram muito grosseiros, e não delicados como se apresentavam nas fotos do produto. Além disso, mesmo tendo encomendado sob medida, o vestido não ficou exatamente ajustado em mim. Era um vestido ainda que não fosse o esperado, compensaria o valor pago, entretanto, acabei decidindo encomendar outro.

Com outro vendedor, escolhendo outro modelo, enviei novamente as minhas medidas e fiz uma nova compra. Mais uma vez o pedido foi entregue dentro do prazo informado, mas dessa vez a minha experiência foi bem mais positiva. O vestido entregue era exatamente idêntico ao da foto e foi confeccionado com as medidas certas, ficando perfeito em mim.

Devido o primeiro vestido entregue não corresponder exatamente ao produto da foto, solicitei um reembolso desse. O Aliexpress julgou parcialmente procedente a minha solicitação e me reembolsou parte do valor pago. Ao fim meu custo foi de 700 reais, e primeiro vestido que não foi devolvido e nem será usado, será doado ao Lar de Frei Luiz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *